Postagens populares

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O que é Engenharia Civil

by Ângela*

Engenharia civil é o ramo da engenharia que projeta e executa obras como barragens, edifícios, estradas, pontes, viadutos, etc. e outras obras da engenharia hidráulica fluvial e da hidráulica marítima, assim como da engenharia sanitária.
O engenheiro civil projeta e acompanha todas as etapas de uma construção e/ou reabilitação (reformas) . Estuda as características dos materiais, do solo, incidência do vento, destino (ou ocupação) da construção. Desenvolve o projeto, dimensionando e especificando as estruturas, hidro-sanitárias e gás, bem como os materiais a serem utilizados. No gabinete de obra, chefia as equipes, supervisionando os prazos, os custos e o cumprimento das normas de segurança, saúde e meio ambiente. Cabe-lhe garantir a segurança da edificação, exigindo que os materiais empregados na obra estejam de acordo com as normas técnicas em vigor. A Engenharia Civil tem, de alguma forma, relações com todas as atividades humanas, notadamente com a Arquitetura.
As funções do engenheiro civil estão intimamente relacionadas com cálculos, desenhos, medições, análise de materiais brutos, como: pedra, madeira, terra, calcário, etc buscando um resultado final em estruturas, úteis para todos os seres, porém, nunca esquecendo-se de pesquisar menores custos e maiores condições de segurança.  É necessário que o engenheiro civil aprofunde-se em matemática, ciências, e ainda deverá possuir uma mente que crie soluções novas, onde muitas vezes aparentemente não vislumbram-se opções favoráveis ao que se almeja construir.
O engenheiro civil tem à seu favor um vasto mercado de atuação, pois poderá participar, da pesquisa, criação e desenvolvimento de novos produtos, ou mesmo os já existentes com novas criações, porém sempre faz-se necessário lembrar que ele terá a responsabilidade, inclusive jurídica de qualquer projeto do qual fizer parte, desde o seu início até a sua conclusão! De acordo com a necessidade ou complexidade do projeto, poderão fazer parte do mesmo, equipes de engenheiros, cada qual desenvolvendo-se no que lhe compete. As suas principais áreas de atuação são:
  1. Construção civil e urbana
  2. Ambiental e Sanitária
  3. Estruturas e Fundações
  4. Transporte
  5. Solo e Geotecnia

E aí, vai querer ser um engenheiro?



* Angela Rodrigues, acadêmicas do curso de Engenharia Civil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário