Postagens populares

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Soluções Inovadoras na Engenharia Civil

Antonio Carlos Quinto - Agência USP - 07/10/2010
Na Escola de Engenharia da São Carlos (EESC) da ESP, pesquisasores desenvolveram um cimento alternativo para seentor utilizado na produção de fibro cimento.
O produto poderá substituir em até 80% o cimento portland,que é usado na composição do fibrocimento,como aglomernate.
Durante os testes,o fibrocimento alternativo mostrou maior durabilidade e menor custo, além de ser menos agressivo ao meio ambiente.

Cimento Magnesiano

"O material não será produzido para utilização em fins estruturais, mas sim para elementos construtivos ou artefatos,como telhas e painéis de fechamento",avisa o engenheiro civil Carlos Gomes,responsável pelo desenvolvimento.
A base do novo produto, segundo Gomes, são compostos de óxido de magnésio.

"O cimento á base de óxido de magnésio, chamado de cimento magnesiano, começou a ser estudado por volta de 1867. Contudo,devido ao seu alto custo,a utilização ficava inviável",justifica o engenheiro. O óxido de magnésio é usado pricipalmente na produção de materiais refratários.
Gomes adicionou algumas cargas minerais ao óxido de magnésio que acabaram por reduzir o custo.
"Conseguimos então um produto que, na composição do fibrocimento, pode substituir por completo o cimento portland", garante o pesquisador.
A característica menos agressiva ao meio ambiente fica por conta do processo de produção do cimento alternativo. Gomes conta que o produto é menos alcalino que o cimento tradicional.
"Verificamos ser possível menores emissões de carbono durante a produção.Ao mesmo tempo, o produto consegue capturar mais carbono do meio ambiente",explica.

Vantagens do cimento alternativo

Os testes com o cimento alternativo revelaram vantagens no processo produtivo,com um menor tempo para produção. O material também é menos agressivo ás fibras, devido á sua baixa alcalinide e apresenta vantagens também quanto á durabilidade.
O engenheiro destaca que o cimento alternativo ainda passará por testes que serão realizados na própria EESC em protótipos de habitações populares.
Ciro R.R.S

Nenhum comentário:

Postar um comentário